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Case - 12 campanhas de lançamento em 6 estados brasileiros.

Atualizado: 21 de Nov de 2018


Lançamentos segmentados por praça e comportamento de público ganham o mercado das barbearias em 6 estados brasileiros.


A Confraria da Barba é a maior rede de franquias no segmento de barbearia no Brasil, além de ser a que mais cresce. Presente em 6 estados brasileiros, a Confraria da Barba tem estilo contemporâneo e é focada em excelência.


Para garantir o sucesso dos lançamentos a Agência Ápice realizou uma campanha específica para cada nova unidade. Em cada campanha foram considerados aspectos de comportamento de consumo e concorrência. O planejamento estratégico baseado no conceito de marketing 360º tratou cada campanha como um conjunto de ações integradas para alcançar os objetivos determinados, com ações pontuais off line e grande foco no meio digital.


O grande desafio na elaboração destas campanhas está na abordagem do público local. Falar de uma mesma estrutura com pessoas de culturas diferentes requer muito zelo na linguagem e adaptação da campanha, respeitando a regionalidade de cada cidade.

As etapas comuns na elaboração das campanhas de lançamentos são:


1- Briefing

2- Pesquisa de Mercado (comportamento do público local, concorrentes, dados demográficos e socioeconômicos da região)

3- Planejamento (desenvolvimento de plano de ação, plano de mídia on e off-line e gerenciamento de budget)

4- Criação de buyer persona

5- Orçamento, fechamento e acompanhamento de produção, veiculação e assessoria de imprensa

6- Identidade Visual da Campanha

7- Atualização de site

8- Suporte para evento de lançamento, foto e vídeo.

9- Criação e gestão de perfis sociais e Google My Business

10- Gerenciamento de contas de anúncio: Facebook Ads, Google AdWords

11- Emissão de relatório e análise de resultados online


O funcionamento das casas acontecem em 2 momentos, sendo:

1º: Soft Opening – (teste primeiro) Abertura das portas, com estrutura pronta para funcionar e atendimento sendo realizado normalmente. Durante este período de teste o volume de atendimento é reduzido e ainda há tempo de solucionar eventuais problemas antes do lançamento oficial.


2º: Evento de Lançamento – Aqui, todos os ajustes detectados no período de soft opening já foram realizados e é a hora de oficializar a abertura da unidade. De acordo com o estudo de comportamento de público é determinada a realização de um evento geral de lançamento ou pequenos coquetéis com grupos específicos. O evento acontece no formato happy hour, com a casa em funcionamento, os barbeiros e demais profissionais disponíveis para atendimento e serviço de buffet. Entre os convidados estão formadores de opinião, digital influencers, leads, suspects e prospects e todos têm a oportunidade de vivenciar a experiência premium proporcionada pela Confraria da Barba.


Ao longo de 9 meses a Confraria da Barba abriu 12 novas unidades em seis estados brasileiros: Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. A Agência Ápice assumiu 10 dessas campanhas de lançamento e trabalhou em outras 2 como suporte para agências locais. Confira em nosso portfólio um pouco das campanhas criadas para cada unidade:

  • Unidade Salvador - Alphaville

  • Unidade Fortaleza

  • Unidade Goiânia - Bueno

  • Unidade Recife - Boa Viagem

  • Unidade Piracicaba

  • Unidade Limeira

  • Unidade Ribeirão Preto

  • Unidade Brooklin

  • Unidade Rio de Janeiro Copa

  • Unidade Rio de Janeiro Barra