• Agência Ápice

Case - Ação de marketing adaptada ao perfil de micro empresa

Atualizado: 21 de Nov de 2018

A Blessed Store é uma loja de vestuário feminino, localizada no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Em seu catálogo de roupas e acessórios casuais, estão marcas como Morena Rosa, Vizzano e Bwana. Uma empresa bem pequena, mas que buscou a ajuda de uma equipe de marketing para alavancar sua coleção de outono-inverno.


O PROBLEMA


A loja já estava funcionando no local há um ano e não estava conseguindo emplacar suas vendas. O problema começou com sua campanha de lançamento, que conseguiu levar pessoas à loja mas não converteu em vendas.


As sócias Fernanda e Joyce então perceberam que as pessoas entravam e não compravam porque os preços estavam acima do seu poder de compra. À partir disso, elas adequaram os produtos ao real potencial de compra do seu target. Porém, as pessoas ainda tinham a ideias que “lá é tudo muito caro” e o problema permanecia: baixo volume de vendas.


O ESTUDO DE MERCADO

Foi identificado que no entorno da loja haviam três grandes empresas, com grande número de funcionárias mulheres. Essas mulheres tinham o perfil de público compatível com a loja e precisava ser feito algo para levá-las à loja e perceberem que agora os produtos eram condizentes ao seu potencial de compra.


Além disso, uma das sócias era proprietária de um restaurante bem próximo à loja e muito bem frequentado por moradores e trabalhadores da região. Estava ali também uma boa possibilidade de abertura de praça e parceria para co-branding.


A SOLUÇÃO

Como estavam na época de lançamento da coleção outono-inverno, foi realizada uma campanha com a temática “Eu amo Inverno”. A vitrine recebia uma adesivação temática e os modelos das vitrines destacavam os ítens promocionais.


Foi criado um impresso em modelo postal, inspirando sofisticação e bom gosto, mas destacando os preços de blusas e calças “à partir de”. Além de divulgar modelos e preços, o postal tinha a função de um voucher, para concorrer a um vale-compras na loja. Isso faria com que as pessoas fossem até a loja entregar seu voucher e aproveitasse para dar uma olhada na loja. Além de atrair pelo preço, o material atraia pelo interesse no sorteio, ou seja, motivo em dobro para ir à loja.


Promotoras uniformizadas realizaram ação promocional na saída das empresas e convidaram as mulheres a visitarem a loja. Enquanto isso, no restaurante, o voucher era entregue no caixa, junto a um bombom como mimo do restaurante e da loja Blessed.





O RESULTADO

A loja investiu um valor super pequeno na ação de marketing, condizente ao seu potencial de investimento e o resultado atendeu a todas as expectativas. Além de receberem um grande número de visitantes na loja, as sócias aumentaram suas vendas em 40% logo após a ação e ainda receberam vários leads para serem trabalhados posteriormente em outras campanhas, através dos dados preenchidos no voucher para participação do sorteio.